quarta-feira, 1 de junho de 2011

Tamar



Os homens desapontaram Tamar durante sua vida. Seu lugar no matriarcado daquela tribo importante já deveria estar seguro, mas, em vez disso, por causa dos pecados de seu marido, ela ficou viúva e sem filhos. Deus previu tais situações instituindo a lei do casamento de levirato que assegurava asegurava uma linhagem ao homem falecido, ao fazer com que o irmão deste tomasse a viúva como esposa e gerasse filhos que levariam o nome adiante. Judá, sogro de Tamar, era o responsável por isso e tentou realizar o casamento dela com Onã. Mas quando esse segundo filho também morreu por causa de pecado deliberado, Judá pareceu ter desistido do assunto.
Tamar estava à mercê do sogro já que não podia se casar sem a sua ajuda. Em outras palavras, não havia lugar para ela dentro da família e nem fora dela. Além disso, sem herdeiros, a tribo de Judá enfrentaria a extinção. A importância da continuidade da linhagem de Judá era desconhecida naquele tempo. O rei Davi descenderia dessa tribo, assim como Maria, mãe de Jesus, e José, seu marido.
Na antiguidade, o destino de uma viúva era precário. Tomando o problema em suas próprias mãos, Tamar corrigiu os erros que os homens de sua família haviam cometido. Durante as festividades da tosquia das ovelhas, os cananeus realizavam magias e simpatias. Quando queriam algo dos deuses, eles mesmos praticavam ações de modo a levá-los a realizar os seus desejos. A prostituição era uma tentativa de conseguir com deuses um ano fértil. Tamar sabia que Judá participaria daquela celebração e, assim, disfarçou-se de prostituta cultual, cobrindo-se totalmente com um véu. Como era costume de tais mulheres, interceptou seu sogro e dele engravidou. O risco foi enorme, pois a viúva que engravidasse normalmente recebia uma sentença de morte.
As Escrituras não comentam suas ações, ,mas certamente dá a ela um lugar de destaque na genealogia de Cristo. Em Mateus 1, ela é a primeira das únicas cinco mulheres mencionadas. A atitude de Tamar não foi apenas enganosa, mas uma direta violação da lei de Deus. No entanto, Ele é capaz de cumprir seus propósitos e realizar seus planos mesmo quando falhamos. Tamar tinha um propósito legítimo, isto é, dar continuidade a linhagem de Judá, mas não confiou que Deus cumpriria suas promessas de acordo com seus próprios planos.
Mesmo que nossa motivação seja pura e o nosso propóstio legítimo, não agradamos a Deus com nossa desobediência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário