terça-feira, 31 de maio de 2011

Diná



Diná era a única mulher entre os doze filhos de Jacó. Quando seu pai finalmente se estabeleceu por um tempo próximo à cidade de Siquém, ela decidiu sair para conhecer os arredores, talvez à procura de amigos. Em sua exuberância juvenil, ignorou os perigos de estilo de vida pagão dos jovens de Siquém, totalmente contrários aos de sua tradição familiar. Talvez estivesse segura de que poderia se cuidar, mesmo em uma terra estrangeira.
Aquilo que começou como um passeio de reconhecimento local, terminou no trágico estupro de Diná, praticado por um jovem príncipe de Siquém. Não importa quais as circunstâncias que levaram aquela tragédia, Diná certamente não esperava ou merecia tal humilhação. Ela não só teria de conviver com o trauma do estupro, como também teria poucas chances de um casamento feliz no futuro.
Hamor, pai de Siquém, falou com o pai de Diná para pedi-la em casamento, como era costume na época. O príncipe a queria tanto que Hamor disse a Jacó que estabelecesse o valor do dote da noiva, propondo também uma aliança entre os dois povos ( algo proibido por Deus ). Embora o ato do estupro cometido por Siquém fosse deplorável, ele demonstrou mais integridade moral ao tentar consertar a situação do que o pai e irmãos de Diná. Através de um ardil, eles colocaram toda a população masculina em desvantagem e depois massacraram.
O resultado do passeio de Diná pela cidade de Siquém foi absolutamente trágico: ela foi estuprada, todos os homens da cidade assassinados, mulheres e crianças foram escravizadas, Jacó e a família tiveram que abandonar o lar, as chances de Diná conseguir um bom casamento desapareceram e o nome de Deus foi desonrado entre os idólatras.
Até mesmo as mais simples escolhas são, com frequência, desafios espirituais com os quais nossas irmãs e filhas devem ter cuidado, pois a curiosidade sobre o mundo pode colocá-las em situações nas quais poderão sofrer nas mãos de pessoas maldosas. Os pais também devem ser advertidos para que façam de sua casa um escudo e um abrigo para seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário