segunda-feira, 30 de maio de 2011

A esposa de Ló



Embora Ló fosse um homem rico e influente, as Escrituras não registram o nome de sua esposa ou qualquer outra informação sobre sua raça ou família. No entanto, pelas indicações, sua esposa, que era uma mulher materialista e mundana, certamente falhou na educação espiritual da família, pois suas filhas se casaram com homens de Sodoma e praticaram incesto com o próprio pai.
A esposa de Ló não precisava morrer. Foi-lhe oferecida uma escolha - obedecer e viver ou desobedecer e morrer buscando os prazeres do mundo. Não está registrado onde Ló a conheceu ou quando se casaram, mas sabemos que tiveram duas filhas. O sequestro da família de Ló deve ter incluído sua esposa, e ela provavelmente estava entre as pessoas resgatadas por Abraão, pois este "trouxe de novo todos os bens, e também a Ló, seu sobrinho, os bens dele, e ainda as mulheres, e o povo.". Isso significa que ela talvez tenha ouvido o testemunho de Melquisedeque sobre Deus. Em outras palavras, estava ciente do Senhor e do seu relacionamento com Abraão, mas o estilo de vida de Sodoma teve uma forte influência sobre ela.
Sodoma era uma cidade sofisticada que oferecia uma grande variedade de oportunidades culturais. A imoralidade tinha alcançado o mais baixo nível de perversão sexual, tanto que o termo "sodomizar" derivou do nome da cidade. Ló, embora chamado de homem "justo", parecia também estar enredado pela influência de Sodoma. Ele escolheu criar sua família em Sodoma, mesmo sabendo da depravação daquela cidade. Ainda assim, o Senhor enviou mensageiros para resgatar aquela família de suas próprias escolhas destrutivas.
Deus queria salvar a espoa de Ló e enviou anjos para avisá-la, escoltá-la e, por fim, tirá-la do perigo. Não sabemos se ela compreendeu exatamente o que ia acontecer em Sodoma, mas ser escoltada por anjos daquela maneira certamente alertou-a que algo sobrenatural aconteceria ali.
A destruição, muito provavelmente, começou com um violento terremoto que ateou fogo nos gases e no enxofre. Brasas caíam ao redor dela. Embora tenha seguido seu marido para fora da cidade, ela se comportou como os israelitas no deserto que "no seu coração, voltaram para o Egito.". Da mesma forma que eles, também foi destruída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário