segunda-feira, 30 de maio de 2011

Lia



Lia é descrita como tendo olhos "fracos" ou "baços", o que podia ser uma alusão à uma deficiência na visão ou apenas a falta de brilho no olhar. Através de um subterfúgio, Lia se tornou esposa de Jacó em lugar da prometida Raquel. Ainda que Lia tenha, no mínimo, aceitado a participar da fraude, ela deve ter sido uma filha muito obediente. Todavia, obviamente amava Jacó e se devotou a ele no casamento, embora tenha sofrido por ter sido objeto de decepção e do desprezo do marido, assim como por ter sido cúmplice de seu pai.
Mesmo vivendo sob constante comparação com a beleza incomum de sua irmã, Lia não estava escondida do olhar cuidadoso de Deus. Em sua onisciência, Deus permitiu que ela engravidasse enquanto a infertilidade de sua irmã era prolongada. Lia teve a honra de ser mãe do filho mais velho de Jacó, mas, erroneamente, presumiu que conquistaria o amor de seu marido. Lia enfrentou o nascimento de seu segundo filho realisticamente, mas aparentemente o mesmo profundo desejo ainda a consumia. Quando a terceira gravidez lhe sobreveio, exclamou: " desta vez, se unirá mais a mim meu marido" , revelando uma intensa necessidade de ser amada.
Lia começou seu casamento enxergando apenas o que lhe faltava e sentindo-se infeliz, mas mudou seu coração e se voltou para o que possuía determinada a louvar o Senhor. Somente o nascimento do quarto filho, Judá, fez essa esposa desprezada a aprender a confiar em Deus.
Traçando a linhagem messiânica, o mundo se alegra com Lia porque sua fidelidade foi recompensada. O "Leão da tribo de Judá", Jesus, o Messias, é descendente de seu filho Judá e a linhagem dos sacerdotes descende de seu filho Levi.
Lia personificou a necessidade crucial de viver primeiramente para Deus e sua glória. Embora não tivesse aparência atraente, não fosse amada nem desejada, chegando até mesmo a ser desprezada, Deus viu em Lia uma beleza interior que a capacitou a cumprir os planos Dele.
Ela não pôde mudar Jacó, mas pôde transformar-se e enxergar a mão de Deus em sua vida. De sua parte Lia não permitiu que as atitudes dos outros a distraíssem da tarefa que Deus lhe havia dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário